A arquitetura balcânica contemporânea se materializa de forma profundamente integrada às características naturais de sua paisagem, além de consciente de seu passado e de sua história. Deste lado do oceano atlântico, pouco se sabe sobre a Bulgária e muito menos sobre a sua arquitetura. Esta nação balcânica conta com um território diversificado, banhado à leste pelo Mar Negro, passando por um interior montanhoso e repleto de vales, até seus limites mais ocidentais com a Sérvia e a Macedônia. Todos estes dados, geográficos, históricos, sociais e culturais, têm especial consequência na arquitetura contemporânea búlgara. A série de novos projetos residenciais que apresentaremos à seguir é um ótimo exemplo desde complexo panorama definido pela prática projetual da arquitetura na Bulgária ao longo dos últimos anos.
O nome Bulgária deriva dos búlgaros, uma tribo de origem turca que dominou a região por séculos a fio. A Bulgária moderna emergiu de uma série de diferentes impérios e culturas – dos otomanos aos romanos – que em conjunto, deram forma a um país multicultural e diverso. Ao mesmo tempo, situada central na península balcânica oriental, a Bulgária faz fronteira com cinco países: Sérvia, Macedônia, Grécia, Turquia e Romênia. Sua arquitetura é tão complexa como a geografía do país. Os edifícios que apresentaremos à seguir, embora frequentemente construídos em centros urbanos e pequenas cidades, encontram-se profundament conectados com a riqueza natural de um dos países com maior biodiversidade da Europa. Esta série de projetos residenciais que veremos à seguir, servem como uma espécie de narrativa que conta um pouco da história da arquitetura dos Bálcãs.
Casa Eclipse por I/O architects
Totalmente introvertida, esta casa está no último terreno de um bairro periférico de Sofia, Bulgária. A complexidade do programa confronta o tamanho do terreno determinando a estrutura da casa. Cada um dos três níveis difere tanto em tamanho como em estratégia de privacidade. O primeiro pavimento é subterrâneo, mas com luz natural e conectado diretamente com a rua e o jardim. O térreo comprimido e em sua maior parte aberto possui um pequeno jardim e está escondido atrás de uma parede verde.
Casa de Férias por Hristina Hristova
A ideia para esta pequena casa de férias nasceu do nosso desejo de se afastar das multidões e do concreto dos Resorts de praia cinco estrelas e gastar nosso tempo em algum outro lugar mais calmo e mais próximo da natureza. Nosso orçamento limitado como uma jovem família manteve a ideia de comprar um terreno e construir algo nele parecer distante e impossível. E ao fazer isso, nós éramos apenas parte do exército de concreto invadindo a orla. Então optamos por construir nosso refúgio sobre rodas. As restrições que estabeleciam os tamanhos que definiriam um veículo que poderia circular livremente pelas estradas determinou o tamanho de nossa pequena casa - 9 metros quadrados.
Casa Observatório por I/O architects
A Casa Observatório está localizada em uma colina na parte mais alta de um pequeno vilarejo em meio a paisagem rural no nordeste da Bulgária. O terreno onde a casa foi implantada se destaca pela sua situação privilegiada e as vistas que ele proporciona. Para aproveitar ao máximo esta situação, os espaços sociais da casa encontram-se localizados em um volume transparente que domina a paisagem e desde onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a região.
Fishing Lodge por Simon Gill Architects
No verão de 2012, Simon Gill Architects fez este projeto ao príncipio para uma loja de pesca em Batak, na Bulgária. O edifício de 290 m² está dividido em duas seções, com uma parte construída na encosta e outra é uma torre isolada. Este volume isolado tem a vista para um grande e bonito lado com vastas florestas.
Large Home Tree por Ignatov Architects
Encomendado pelo empresário e colecionador de arte George Bonin e desenvolvido pela pelo escritório nova-iorquino Ignatov Architects, a Large Home Tree é um projeto conntemporâneo com raízes na arquitetura vernacular das áreas rurais da cidade de Varna, na Bulgária. Seu conceito nasce da observação da estrutura natural das árvores nativas do país, reconhecendo a maneira com que elas otimizam as suas cargas e as distribuem até solo, adaptando esta lógica para construir uma casa capaz de responder à sua localização e clima específico.
Slight Slope Long House por I/O architects
A Slight Slope Long House foi projetada como uma amplo espaço de uso comum integrado, além de contar com um escritório, os quartos e um generoso espaço de varanda. Sua longa estrutura horizontal foi orientada no sentido leste-oeste com vistas para o sopé da montanha onde está implantada. Percorrendo este longo espaço contínuo, o edifício vai sendo levemente escalonado e encaixado no terreno, de modo que as diferentes alturas refletem diretamente na organização dos espaços e no grau de privacidade dos mesmos.